18 de jan. de 2015

Proibido, de Tabitha Suzuma.

Nome: Proibido
Editora: Valentina

Páginas: 302

Sinopse: Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis.
Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes. Eles são irmãos.

É horrível sentir vergonha de alguém que você ama; é uma coisa que te rói por dentro. E, se você deixar que te afete, se desistir de luta e se entregar, a vergonha acaba por se transformar em ódio.
                                                                                                      Pág. 35

A narrativa é intercalada entre os dois personagens principais, Lochan e Maya, cada capítulo dedicado a um. Assim, você consegue sabe o que cada personagem sente. A família Whitely é uma família desajustada, a mãe (eles não falam o nome dala só a chama de mamãe) nunca está em casa e se estiver, está bêbada, trabalhando em um restaurante, ela começa a sair com o dono do mesmo assim ficando ainda mais longe de casa. Tudo fica por conta de Maya e Lochan que cuida dos irmãos mais novos como se fosse seus verdadeiros pais: Willa de 5 anos, Tiffin de 9 anos e Kit de 13 anos.

Desde dos doze anos, a mãe de Lochan chama ele de "o homem da casa" isso faz com que ele realmente tome esse papel, tentando que a família pareça o mais normal possível. Junto com a irmã, ele leva as crianças para escola, dá banho, ajuda nos deveres escolares, brinca com eles. Além de cuidar das suas próprias ativadas escolares. Lochan é extremamente fechando, tímido, muito inteligente, não tem amigos na escola e morre de medo ao falar em público, ele está no último ano da escola e em breve vai para faculdade. Maya é uma adolescente normal, possui uma melhor amiga e têm boas notas.

– Ele não me beijou! – grito, sacudindo-o pelos braços para ressuscita-lo – Ele tentou, é verdade, mas eu não deixei! E sabe por quê? Quer saber a razão? Quer realmente saber a razão? – ainda o segurando com ambas as mãos, eu me inclino para frente, ofegante, lagrimas quentes e pesadas me escorrendo pelo rosto. – foi por isso... – chorando, beijo seu rosto. – foi por isso... – com um soluço abafado, beijo o canto de seus lábios. – foi por isso...! – fechando os olhos, finalmente beijo a boca de Lochan.
Pag. 129

Maya e Lochan sempre foram muito mais que irmãos, como ela mesma diz em partes do livro, Lochan sempre foi seu melhor amigo, sua alma gemia, a única pessoa que realmente sabe pelos que estão passando. Depois de uma dança e um encontro, munda o jeito como eles começa a ver um ao outro e é a partir daí que um sentimento mais profundo começa a surgir. O modo com isso acontece é o grande lance do livro de Tabitha Suzuma que conseguiu de um jeito extremamente único fazer com que o relacionamento deles passassem de irmãos para amantes.  Os primeiros capítulos são muito importantes para revelar o que os torna tão ligados e as principais dificuldades.

Mesmo tendo consciência de que ficarem juntos era errado, eles não sabem como não aceitar um amor tão grande. Tentando ficar separados, acabam ocorrendo dificuldades ainda maiores. Por fim, eles se entregam a esse amor proibido. 

 – são eles que estão errados – repete. – porque eles não entendem. Não me importo se por acaso você é meu irmão biológico. Eu nunca vi você apenas como um irmão. Você sempre foi meu melhor amigo, minha alma gemia, e agora eu me apaixonei por você também. Por que isso é um crime? Quero poder te abraçar, te beijar e... fazer todas as coisas que os apaixonados têm o direito de fazer. – respira fundo. – quero passar o resto da minha vida com você.
Pag. 149

De uma forma doce, simples e surpreendente esse livro te ensina que o amor pode surgir em suas variadas formas. Tabitha, com certeza está entre os meus escritores favoritos e a partir de agora esse livro é um dos meus mais amados. Com uma escrita rica em detalhes fazendo com que cada cena apareça como um filme da sua mente, fazendo você se sentir parte do livro vivendo a história. Ela fez com que esse assunto que é um tabu, o incesto, se tornasse algo simples é bonito. O final é muito emocionante,li várias vezes cada palavra dos capítulos finais para ver se não perdi nada, chorei rios e rios (até manchei meu livro kkk) no capítulo final. 


Obs.: Procuro alguém que leu o livro para conversar sobre, urgentemente kk preciso fala com alguém sobre esse livro.
Postado por Fernanda Oliveira 

10 comentários:

  1. Ih, não li ainda pra poder conversar sobre o livro! hehe Quem sabe, em breve, conhecerei a trama. Parece que o enredo tem um lado pesado e é bem emocionante, né? :)

    Beijo, beijo - megsarmybookclub.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. O livro conta a vida de muitas famílias pelo mundo e como o amor pode aparecer nos momentos mais difíceis. Recomento muito esse livro.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fernanda!
    Ainda não li, mas são tantos elogios que as pessoas fazem que eu preciso.
    Um tema tão diferente e tabu de uma maneira doce é para chamar a atenção mesmo.
    Ai, nem me fala em chorar em livros. Sou dessas que mancham as páginas, haha.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As ultimas paginas do meu livros estão manchadas kkkkk Se prepare para chorar

      Excluir
  4. oi ! :D
    gostei do teu blog, comecei o meu hoje .. e gostaria que você desse uma passadinha por lá, e deixasse um comentário, sobre oque achou do post e tal ><
    bjoos ,
    http://julietasemromeu2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ollá Fernanda
    O livro parece ser bem interessante, apesar de não ser do meu gênero favorito estou pensando em lê-lo. Já assisti um filme que fala sobre amor proibido entre irmãos e que também é um livro O jardim dos esquecidos. Apesar de não ser nem um pouco igual a este que você citou me fez recordar.

    Beijox
    maria-gabriely.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja ouvi falar desse filme também (acho que e um livro) vou procurar para assistir.

      Excluir
  6. Nossa kkk esse livro deve ser bem emocionante pq pra ter uma final assim! Me interessei mais ainda!

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Muito emocionante eu recomento muito.

    ResponderExcluir