11 de jan. de 2015

Extraordinário


Livro: Extraordinário
Autora: R. J. Palacio
Páginas: 317

Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Simplesmente, há muito tempo que queria comprar esse livro e também as pessoas falavam muito bem, nunca quis ver os comentários para não ter influência na minha opinião sobre, mas é quase impossível. Realmente o livro é muito bom, virei noite lendo até de manhã e não canso. A história emocionante de August Pullman, como no início todos veem ele como apenas um garoto que fisicamente mais parece um ogro, se assustam e até mesmo a própria irmã dele, Via, as vezes se pega no momento em que acha melhor esconde-lo e não deixar ninguém saber quem ele é em sua nova escola.

“Mais gentil que o necessário – repetiu. – Que frase maravilhosa, não é? Mais gentil que o necessário. Porque não basta ser gentil. Devemos ser Mais gentis do que precisamos. Adoro essa frase, essa ideia, porque ela me lembra que carregamos conosco, como seres humanos, não apenas a capacidade de ser gentil, mas a opção pela gentileza. O que isso significa? Como isso é medido? Não podemos usar uma régua. É como eu estava dizendo antes: a questão não é medir quanto vocês cresceram este ano. Não dá para quantificar com precisão, não é? Como sabemos que fomos gentis? O que é ser gentil, a propósito?” Página 302

Auggie, como é conhecido, sofre muito preconceito, tanto que quando era mais novo, usava um capacete direto para que os outros não pudessem ver como era sua aparência, passando esse tempo, a mãe resolveu colocar no colégio, o que foi totalmente um terror para ele, porém passando o momento, resolveram que seria o melhor. Lógico, todos alunos ficaram com medo e muitos tentaram excluí-lo. Mas também, teve quem presencia-se a situação e percebe-se que o certo era conversar com Auggie e puderam ver o quanto ele era normal, como as outras pessoas, apesar do seu rosto.

“E, se fizerem isso, se forem apenas um pouco mais gentis que o necessário, alguém, em algum lugar, algum dia, poderá reconhecer em vocês, em cada um de vocês, a face de Deus.” Página 303

Com certeza, está entre os melhores livros que li, me fez perceber os problemas enormes que uma criança passa e passará toda sua vida e o quanto a deixa forte, os olhares que são inevitáveis, mas também a colaboração das pessoas que sem sombra de dúvidas faz diferença. A história do livro faz ver como damos muita importância para a beleza externa e que por isso, muitas vezes, nem fazemos questão de nos aproximar para conhecer, me faz ver como as crianças também podem ser malvadas quando querem e os adultos também, mesmo que o certo a fazer, seja dá o exemplo. O livro mostra o pensamento de todos, da irmã, dos amigos, do namorado da Via e o mais importante, do Auggie. Então, é um excelente livro de reflexão para revermos nossas atitudes no dia a dia e como uma pessoa sofre isso na pele, mas mesmo assim, todos os dias acorda e tem coragem para enfrentar.


“Para mim, porém, sou apenas eu. Um garoto comum. Mas, se quiseram me dar uma medalha por ser eu mesmo, tudo bem. Aceito. Não destruí a Estrela da Morte nem nada parecido, mas consegui passar pelo quinto ano. E isso não é fácil, mesmo que você não seja eu.” Página 308

Postado por Lorena Oliveira 

12 comentários:

  1. Ouvi muitas criticas boas sobre o livro, quero muito o ler ^^

    http://www.101livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. "Extraordinário" está na lista de livros extraordinários de uma galera, né? Ele tem uma mensagem legal, simples e direta. Um bom modo de introduzir as pessoas na leitura e segurar até o fim com uma vibe positiva. Uma boa indicação, meninas!

    Beijo, beijo - http://megsarmybookclub.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, nao teve nenhum momento que me deu vontade de parar de ler. Bjs

      Excluir
  3. Eu sou simplesmente apaixonada por esse livro.
    Comprei, mas demorei meses para resolver ler e quando finalmente li, me arrependi de não ter lido antes.
    É incrível e, como o nome diz, extraordinário.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKK Realmente, eu passei um tempão para comprar. Bjss

      Excluir
  4. Olá! Sou apaixonada por esse livro, inclusive quero muito ler o dos preceitos, é bem legal também!

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi o dos preceitos, tbm fiquei na maior vontade de ler.

      Excluir
  5. Olá!
    Nossa, estou muito ansiosa por ler esse livro, talvez mês que vem eu o compre.
    Beijos, adorei a resenha!
    Taynara Freitas
    http://blogeternoencanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir